O mercado imobiliário tem encarado diversos desafios nos últimos anos.
Fomos interrompidos por uma grave crise econômica que o país viveu atravessando um momento de grandes lançamentos imobiliários, com altos preços de venda, para um momento de severa instabilidade econômica.
Este problema se tornou ainda mais grave, quando ficou clara a insegurança jurídica que havia no setor, que gerou diversas ações na justiça e mais custos para o segmento.
Com o passar da crise o mercado imobiliário possibilitou nova solução jurídica, que pacificou a relação entre comprador e vendedor nos contratos de compra e venda, e consequentemente reduziu drasticamente os problemas jurídicos.
Logo após essa fase crítica, se criou uma nova forma de se relacionar com os clientes, e consequentemente de aumentar as vendas dos empreendimentos.
Os diversos recursos tecnológicos disponíveis, permitem que um cliente acesse todas as informações sobre imóveis ou empreendimentos que sejam do seu interesse, apenas pela internet, até um passeio virtual que simula o imóvel pronto para ser acessado.
Estamos na era da informação, do conhecimento, e hoje é raro qualquer cliente procurar um produto, e não ter qualquer informações sobre ele.
No dia a dia, temos mais facilidade para acessar informações. O vendedor não é mais único e exclusivo detentor da informação, muitas vezes o cliente pesquisa tanto que conhece mais o produto que o próprio vendedor.
É neste momento que o marketing digital integrado à área de venda pode potencializar no aumento as vendas de um empreendimento. O marketing sem venda, não traz resultado.
As empresas que apostam em marketing digital já tem dados para afirmar de onde suas vendas são originadas, e portanto comparar com as demais origens.
Já é possível obter dados que comprovam que as vendas ocorridas do Marketing Digital, são percentualmente maiores, das que são obtidas em pontos de venda físicos, e esta é a tendência atual, que tende a se aprofundar.
1 – Processo estruturado de marketing
“ O marketing digital não pretende substituir o marketing tradicional. Pelo contrário, ambos devem coexistir, com papéis permutáveis, ao longo do caminho do consumidor.”
Philip Kotler
Conforme Philip Kotler, o marketing tradicional também possui papel importante ao promover a consciência e o interesse para aumentar as vendas do empreendimento.
O marketing digital é mais controlável que o marketing tradicional, pois seu foco está em promover resultados, já o marketing tradicional tem papel exclusivo em iniciar uma interação com os clientes.
Assim, o marketing digital e o marketing tradicional se completam na hora de aumentar as vendas do empreendimento, potencializando os resultados.
2 – Atraia pessoas que estejam de fato interessadas em adquirir um empreendimento
Uma boa opção para atrair clientes e aumentar a venda do empreendimento é através da presença do seu negócio nas redes sociais.
Através das mídias sociais é possível criar anúncios segmentados que atuam diretamente no seu público – alvo, aumentando as chances de venda.
É importante manter os canais digitais sempre atualizados com conteúdos criativos e relevantes.
3 – Inside sales
Inside Sales é um termo em inglês que significa vendas internas.
É uma estratégia onde a equipe de vendas não trabalha visitando clientes e sim, internamente, atuando em imobiliárias ou até de home office.
Esses profissionais utilizam ferramentas como telefones, whatsapps, e-mail e até mesmo redes sociais, para auxiliar no aumento das vendas dos empreendimentos.
Optar por vendas remotas exige organização e processos bem estruturados por parte do time de vendas.
Trouxemos algumas dicas desse modelo que irão ajudar a aumentar as vendas do empreendimento:
#1 Seja um bom ouvinte:
Saber ouvir o cliente é fundamental para aumentar as vendas do empreendimento!
Dessa forma, serão recebidas as informações necessárias identificando as necessidades e dores de cada potencial cliente.
Muito mais importante que apresentar propostas e argumentos, é conseguir ouvir e entender os clientes mostrando a eles as melhores soluções.
# 2 Atualize-se
Trabalhar com inside sales exige atualização constante para aumentar as vendas do empreendimento.
Essas atualizações se referem a estudos sobre o mercado de imóveis local e vendas, pós-vendas, captação de imóveis e direito imobiliário.
O vendedor precisa gerar confiança transmitindo autoridade no assunto e demonstrando isso para toda a sua lista de contatos.
#3 Faça uma boa gestão de tempo
Separe momentos para que possa realizar todas as atividades de rotina e também para reuniões e atendimento aos clientes.
É importante fazer um acompanhamento completo, ao trabalhar com inside sales, com todos os potenciais clientes para aumentar as vendas do empreendimento.
Não deixe de separar um momento para dar atenção a cada cliente.
4- Trabalhar em cima dos diferenciais do empreendimento
Trabalhar em cima dos diferenciais do imóvel auxiliam no aumento das vendas do empreendimento.
Um imóvel que possui boa localização, fácil acesso, centro comercial próximo e área de lazer, por exemplo, são mais procurados e valorizados pelos possíveis compradores.
A análise cautelosa desses diferenciais na hora da compra é fundamental. Quanto mais divulgação desses fatores no mercado, maiores são as chances de aumentar as vendas do empreendimento.
Conclusão
- O marketing online e offline são coexistentes;
- O inside sales é uma tendência que trará muitos resultados para aumentar as vendas do empreendimento;
- A presença nas redes sociais é indispensável para o engajamento do negócio;
- Os diferenciais do empreendimento auxiliam no aumento das vendas do empreendimento.