Muitas empresas trabalham com inside sales nas vendas, mas você sabe o que isso significa para os seus resultados?
Podemos perceber, diariamente, que o processo de vendas no mercado imobiliário é mais lento, fazendo com que as tomadas de decisão durem meses, com a necessidade de atenção à cada passo dado pelo cliente, para que a venda seja efetivamente fechada.
Os clientes passam por um longo processo de pesquisa, análise, conversa com familiares e amigos, tendo também foco nos investimentos, parcelamentos, juros e afins.
Atualmente, ainda existem empresas/imobiliárias que acreditam na necessidade do corretor estar presente do começo ao fim do processo da aquisição de um imóvel.
Porém, o sucesso dos negócios pode estar embutido em quando realmente há a necessidade da presença do corretor, o momento em que ele possui expertise: a venda.
Mas o degrau da venda pode estar em um nível muito superior do que o de real interesse do possível cliente, então, o que poderá ser feito até lá?
É aí que se encontra o profissional de inside sales. A seguir, falaremos mais sobre ele e o papel crucial que desempenha.
O inside sales nas vendas. Afinal, quem é esse profissional?
Talvez possamos dizer que o mercado, hoje, tem como sinônimo a palavra tecnologia. Sendo assim, o inside sales surgiu para facilitar a forma como o cliente é abordado.
Antes de mais nada, é preciso ter ciência de que a forma de consumo mudou ao longo do tempo, fazendo com que existam mais pesquisas e dúvidas sobre aquilo que está sendo buscado.
Sendo assim, os profissionais precisam de conexão constante e atualização sobre o que está em alta, fazendo com que o público seja atraído de forma natural e não invasiva.
Com o inside sales não há necessidade de deslocamento de equipe, reduzindo assim, os custos da empresa, proporcionando um alto potencial de retorno sobre investimento, o famoso ROI (dinheiro ganho x dinheiro investido).
Mas como a comunicação é realizada?
Simples! Através de telefone, e-mail, redes sociais, videoconferência e plataformas de diálogo, fazendo com que o acesso possa existir a qualquer hora e em qualquer lugar, de acordo com as necessidades do cliente.
Tal fator, facilita a dinâmica entre a equipe que lida com pessoas interessadas nos negócios oferecidos, além poupar tempo do corretor, que irá argumentar apenas com aqueles que estão na fase final do funil, com real interesse de compra.
O profissional do segmento utiliza o conhecimento adquirido em CRM (Customer Relationship Management – Gestão do Relacionamento com o Cliente), que tem o cliente como foco principal dos negócios.
Isso faz com que o atendimento seja realizado de forma completa, além de levar em consideração os interesses de quem é atendido, não só os da empresa.
Mas, inside sales tem alguma coisa a ver com telemarketing?
Bem, o contato pelo telefone nunca deixou de existir, mas o fato de ter se tornado algo monótono e invasivo, fez com que essa forma de atendimento precisasse ser reestruturada.
Agora, com novos modelos de mercado e negócios, as ligações continuam fazendo parte do processo de vendas, porém, com continuidade e acompanhamento de oportunidades, além de abordagem focada nas reais necessidades dos clientes.
Chegou o momento de não ter uma ligação obstruída por “ruídos estranhos”, enquanto a pessoa do outro lado da linha desliga o telefone, agora, ao atender uma ligação, vinda de profissionais de inside sales, elas terão demonstrado interesse previamente.
A principal meta das incorporadoras/imobiliárias é gerar visitas ao empreendimento, que sejam convertidas em vendas e, para isso, é preciso que o contato tenha sido qualificado.
Sendo assim, o corretor, como falado anteriormente, poderá realizar uma abordagem com chances muito maiores de sucesso, potencializando as vendas do empreendimento em questão.
Um dos detalhes mais importantes do inside sales é: esse profissional não realiza nenhum tipo de venda. Ele encaminha aquele que tem interesse em avançar nas etapas de compra, com o objetivo de auxiliar o corretor a “dar a martelada final”.