Saiba quais são as principais frentes de gestão desse tipo de negócio.
Com o intuito garantir destaque diante da concorrência, a gestão de negócios imobiliários desenvolve técnicas e ferramentas para aumentar a carteira de produtos, garantir a conquista de novos clientes e a fidelização dos já existentes, além de proporcionar um melhor atendimento final.
Dessa forma, destaca-se que esse setor é diretamente influenciado pelas constantes mudanças no cenário micro e macroeconômico, de forma que pode sofrer impactos negativos de acordo com as variações financeiras no mercado.
Logo, uma gestão de negócios imobiliários procura promover alternativas para redução do impacto das instabilidades financeiras, realizando um atendimento final de qualidade por meio da redução do custo operacional à medida que a lucratividade aumenta.
Por alinhar os processos de gestão com as oportunidades do mercado de imóveis, a gestão de negócios imobiliários comumente é subdividida em gestão financeira, gestão de pessoas, gestão patrimonial e gestão de clientes.
A seguir, detalhamos cada um desses elementos para melhor entendimento. Continue sua leitura!
Como funciona uma gestão de negócios imobiliários?
Conforme falamos, a gestão de negócios imobiliários pode ser subdividida em várias frentes, e entender como funciona cada modelo de gestão é de extrema importância para assegurar um planejamento eficiente e que garanta o crescimento e permanência da imobiliária no mercado.
Por isso, desenvolvemos os principais fundamentos de cada um dos elementos que compõem a gestão imobiliária. Confira!
Gestão financeira
Trata-se da organização do caixa da imobiliária, considerando suas entradas e saídas.
Sendo assim, faz-se necessário lembrar que, nesse mercado, as entradas financeiras por vendas não são fixas, uma vez que não vende-se o mesmo montante em imóveis todos os meses; e os preços sofrem variações.
Portanto, pode-se considerar que a receita mais regular é advinda do pagamento de aluguéis, mas, ainda que esta renda seja constante, não podemos considerá-la como a fonte de recurso desse tipo de negócio.
Nesse caso, deve-se considerar que existem gastos fixos que necessitam do comprometimento do orçamento, tais como:
- Luz;
- Água;
- Folha de pagamento de colaboradores e corretores;
- Bem como as comissões conquistadas.
Com isso, faz-se necessário equilibrar as irregularidades de algumas entradas com custos e despesas que estão fora do orçamento.
Para tanto, essa frente da gestão atua com um planejamento financeiro visionário, considerando um cenário de curto, médio e longo prazo para desenvolver um calendário prévio de controle tanto dos gastos fixos quanto dos faturamentos; valendo-se de planilhas, gráficos e tabelas para identificar possíveis inconsistências.
Logo, é sugerido que haja um investimento em algum fundo de reserva para que a imobiliária consiga manter-se em caso de desajustes no mercado financeiro, conseguindo sobreviver à realidade enfrentada no momento.
Gestão de pessoas
A gestão de pessoas caracteriza-se pela capacitação e valorização do bem mais precioso na representação desse tipo de negócio: o capital humano.
Sendo assim, desempenha a nobre função de humanizar a empresa e valorizar o profissionalismo dos corretores.
Sendo os corretores os principais representantes desse tipo de negócio, a gestão deve levar em consideração as particularidades dessa profissão, uma vez que é comum não haver vínculo empregatício entre a imobiliária e o corretor.
Pela dinâmica de relacionamento ser diferenciada, é importante tomar alguns cuidados e atentar-se para qualificação do trabalho dos profissionais que prestam serviço para imobiliária.
Sendo assim, o gestor de negócios imobiliários deve atentar-se para que o profissional seja experiente, qualificado e proativo para desempenhar as suas funções – e ter sempre em mente as formas de pagamento e prazo a respeito do comissionamento das vendas.
Mas, um negócio imobiliário não se constitui apenas de corretores.
Logo, o gestor precisa considerar outros profissionais que mantêm a estrutura dos Recursos Humanos do negócio.
Assim, deve-se levar em consideração o pagamento e capacitação dos colaboradores para colocá-los a par de todos os processos da imobiliária, a fim de oferecer um atendimento mais qualificado.
Gestão patrimonial
Nos processos de negócios imobiliários, a gestão patrimonial assume a responsabilidade de controlar a cartela de produtos.
Por isso, é importante adquirir um bom conhecimento a respeito dos imóveis que estão sob responsabilidade da imobiliária, seja por venda ou aluguel.
Para isso, a gestão faz-se necessária na verificação dos contratos de cada imóvel, entendendo seu potencial de valorização ou desvalorização, desenvolvendo uma visão estratégica caso seja necessário sugerir algum tipo de investimento.
Por fim, a imobiliária ainda deve administrar as áreas fiscais e tributárias, assim como os aspectos jurídicos necessários.
Gestão de clientes
Os tempos atuais desencadearam rápidas mudanças, ocasionando uma competição desenfreada pelos clientes.
Considerando esse cenário, a gestão de clientes precisa desenvolver estratégias que garantem vantagens competitivas para retenção e conquista de clientes em meio a um mercado complexo e dinâmico.
No entanto, podemos destacar que o avanço tecnológico possibilitou a facilitação do processo desse tipo de gestão com a melhora da análise de perfis, qualidade de atendimentos, aumento de vendas, além da eficiência e precisão no lançamento de campanhas de marketing.
Com isso, há uma melhora no relacionamento com o cliente e, consequentemente, na sua satisfação.
A importância de reter os clientes já conquistados é tão necessária quanto à sua conquista, por isso a satisfação é um fator fundamental para a preservação da carteira e fortalecimento da imagem da empresa.
Gestão de documentos
Por outro lado, a gestão de documentos é um processo que tenta auxiliar o grande desafio das imobiliárias: a burocracia.
Dessa forma, essa forma de gestão visa diminuir a quantidade de papéis com o intuito de organizá-los em servidores seguros, sejam eles físicos ou por meio da utilização de algum software de armazenamento em nuvem.
Com isso, a organização otimiza os processos burocráticos da imobiliária, alocando-os conforme características específicas, tais como:
- Valores;
- Datas de vencimento e tipo de negócio imobiliário;
- Facilitando o acesso e agilidade na busca por essas informações.
Uma alternativa para diminuição da quantidade de documentos físicos é a utilização de um software para a assinatura eletrônica de documentos.
Esse recurso além de garantir a integridade de um documento, reduz os custos com papel e serviços de entrega ou despachantes e cartórios.
Logo, também proporciona a vantagem de garantir mobilidade à equipe, uma vez que o documento pode ser assinado por meio de um dispositivo móvel, e ser enviado ao destinatário a qualquer hora do dia; independente do lugar físico em que as partes envolvidas estiverem.
Como vimos, o uso da tecnologia impacta em algumas frentes da gestão de negócios imobiliários, e pode ajudar corretores e imobiliárias tanto nos processos internos, como a organização de repositórios informativos, quanto nos processos de negociação com clientes.
Por fim, após essa visão sobre cada desmembramento da gestão de negócios imobiliários, é possível entender a importância do trabalho de gestão para garantir o destaque e sucesso em meio a concorrência.