Conheça fatores que uma boa gestão oferece para o desenvolvimento da sua construtora!
Um grande desafio que as construtoras enfrentam constantemente é a necessidade de garantir permanência e sobreviver à concorrência de um mercado cada vez mais acirrado. Para tanto, a implantação de um sistema de gestão de empreendimentos que seja eficiente, é uma alternativa para garantir o diferencial que trará a valorização do cliente.
Logo, obtendo uma boa gestão será possível desenvolver uma capacidade de entrega de produtos e serviços com melhor qualidade; tendo em vista as oportunidades de negócios diante do desempenho econômico do país.
Além disso, a realização de um planejamento estratégico poderá definir um bom plano de ação e assegurar o cenário ideal para realização de projeção de vendas, proporcionando visibilidade e lucro para o negócio.
Neste post, mostraremos como uma boa gestão de empreendimentos pode proporcionar grandes ganhos para sua construtora. Continue sua leitura!
O que é gestão imobiliária?
A gestão imobiliária trata-se do desenvolvimento de técnicas e ferramentas que possibilitam destacar o seu negócio em meio a concorrência do mercado.
Sendo assim, desenvolvendo um planejamento eficiente e garantindo a organização de controles e despesas, pode-se conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes.
Vale destacar que o setor imobiliário está atrelado às constantes mudanças no cenário macroeconômico e, com isso, pode sofrer impactos negativos dependendo dos eventos gerados nesse campo.
Portanto, garantir uma boa gestão de empreendimentos, com processos bem estruturados, possibilita a amenização de possíveis consequências geradas pelo impacto de eventos econômicos.
Levando isso em consideração, separamos alguns fatores cruciais para definir um plano de ação e garantir o sucesso de uma construção imobiliária.
Prever a demanda do mercado
Para obter bons resultados no seu negócio, é imprescindível antecipar as demandas que surgem no mercado.
Dessa forma, pode-se garantir uma estruturação de estratégias que sejam eficientes para prever com segurança e confiança onde e quando será necessário investir ou realizar uma redução de custos.
Projeção de vendas
A projeção de vendas tem como objetivo o faturamento do negócio por meio de uma previsão do quanto a empresa pretende vender dentro de um determinado período.
Logo, com o apoio da gestão de empreendimentos, é possível realizar uma projeção de vendas partindo da análise do cenário econômico, mapeando o público-alvo e observando o comportamento da concorrência.
Além disso, pode-se também avaliar o impacto que algumas ações podem causar no intuito de obter a efetivação de negócios, como o investimento em marketing, condições especiais de financiamento e pesquisa de mercado, por exemplo.
Gestão de prazo e custo
Para obter bons resultados com a sua construção imobiliária, deve-se considerar dois pontos primordiais e dependentes um do outro, que são o custo e o prazo.
Após a projeção, aconselha-se que seja realizada uma gestão de prazos que seja adequada a construtora para que os projetos possam ser entregues dentro do tempo estimado e proporcione um custo vantajoso.
Esse tipo de gestão é primordial para garantir a satisfação do cliente e melhorar a imagem da construtora diante do mercado, isso porque o cumprimento de prazos é um dos maiores desafios enfrentados na construção.
Ampliação de produtos e serviços
Uma boa estratégia a ser explorada pela gestão é a identificação de possíveis oportunidades de mercado que poderiam ser incorporadas e desenvolvidas pela sua empresa, como a locação de espaços de coworking, por exemplo.
O coworking é um grande atrativo devido a estrutura física oferecida, economia proporcionada e a possibilidade de networking.
Oferecer esse tipo de negócio garante um grande diferencial e coloca a sua imobiliária em destaque diante da concorrência.
Melhora no atendimento final
O atendimento ao cliente é a chave de ouro para que todas as estratégias vistas até agora sejam bem-sucedidas.
Por isso, nessa etapa do processo, a gestão tem como objetivo identificar possíveis falhas no atendimento e desenvolver estratégias de comunicação no intuito de oferecer serviços personalizados para os clientes.
Assim, uma gestão de empreendimentos faz-se essencial para fortalecer os processos internos e direcionar a construção imobiliária para as melhores estratégias no seu empreendimento.
Dessa forma, consegue-se entregar projetos dentro do prazo e orçamento.
A Project Factory é composta por uma equipe que está preparada para oferecer todo o suporte necessário com soluções personalizadas em áreas estratégicas.
Sendo assim, garante uma gestão de obras e negócio eficiente, desenvolvendo projetos com definição clara e precisa, análise de riscos, planejamento, estratégias de comunicação, além da implementação de novas tecnologias.