Feche negócio antes mesmo do esperado com a venda do seu terreno.
Vender terreno rápido exige muito mais do que um anúncio, afinal envolve processos que, às vezes, podem ser mais demorados do que parecem.
Porém, com o auxílio de equipes especializadas e pensamento estratégico, fechar negócio pode ser algo que está ao alcance de qualquer pessoa.
Alguns detalhes específicos devem ser levados em consideração antes mesmo da oferta acontecer, uma vez que uma análise minuciosa tende a elevar o valor de venda, bem como as chances de um processo de transição bem sucedido.
Pensando nisso, desenvolvemos um passo a passo que poderá auxiliar em diferentes etapas. Boa leitura!
Vender terreno rápido vai além da realização de sonhos
Muito se fala sobre o sonho da casa própria, construções e outros enredos que fazem parte da venda de um terreno.
O que não é errado, mas que fecha um círculo para outras possibilidades que vão além. Sendo assim, é preciso ter na manga alguns complementos para saber o que oferecer de fato aos compradores.
Isso porque, hoje em dia, muitas pessoas buscam pela compra de imóveis e terrenos como uma forma de investimento.
Ou seja, esse público busca observar as características peculiares do local e do que está sendo ofertado, visando conseguir enxergar oportunidades futuras.
Tal fato, nos leva ao primeiro passo deste texto:
1- Tenha todas as documentações necessárias em mãos
De que adiantaria vender terreno rápido se na hora de fechar o contrato tudo estiver uma verdadeira bagunça?
O cliente com certeza ficaria bastante insatisfeito com a situação, ampliando até mesmo o risco de desfazer o combinado.
Para que não seja necessário passar por isso, bem como garantir que não existam preocupações adicionais, o ideal é manter toda a documentação em dia, com impostos e outras taxas anuais já quitadas.Confira os documentos necessários do vendedor do terreno (em seu nome e do seu cônjuge, se houver):
- Documentos de identidade.
- CPF (do vendedor e do cônjuge).
- Certidão de nascimento ou de casamento, se o vendedor for casado.
- Certidão de distribuidor cível.
- Certidão de feitos da Justiça Federal e da Justiça do Trabalho.
- Certidão negativa do ofício de interdição e tutelas.
Tais papéis poderão ser solicitados no cartório da cidade em que você mora e na cidade em que está o imóvel, caso sejam diferentes.
Documentos necessários do imóvel:
Esses documentos garantem que ele está registrado de forma correta e que não há dívidas atreladas, podendo ser obtidos em Cartórios de Notas – de preferência, dos compradores e vendedores, se possível.
- Cópia autenticada da escritura definitiva do imóvel em nome dos vendedores, que deve estar registrada no Cartório de Imóveis.
- Certidão negativa vintenária de ônus reais (descreve a situação de um imóvel nos últimos 20 anos, trazendo dados importantes sobre a sua utilização).
- Registro de ações reipersecutórias e alienações (informa se a propriedade já foi negociada ilegalmente. Pode ser obtido no Cartório de Registro de Imóveis).
- Planta do imóvel (aprovada pela prefeitura ou assinada por engenheiro arquiteto).
- Cópia autenticada do IPTU do ano e parcelas pagas.
- Certidão negativa de impostos e de débitos condominiais (caso o imóvel seja um apartamento).
- Averbação da construção (entregue pelo Cartório de Registro de Imóveis).
Faça uma pasta com toda a documentação, a fim de não precisar se delongar muito no fechamento da venda, caso algum interessado queira efetivar a compra.
1- Estude todas as possibilidades do seu terreno e da região em que ele se encontra
Para começar, é necessário que você saiba qual é a área total edificável máxima do seu terreno, pois isso poderá ampliar as suas possibilidades de oferta.
A Project Factory, inclusive, oferece essa análise gratuitamente para todos aqueles que cadastrarem o terreno através do site.
Com esse detalhe imprescindível em mãos, também é necessário conhecer a região e quais podem ser seus impactos na negociação.
Para a construção de casas ou apartamentos o ideal é saber se por perto existem supermercados, escolas, transporte acessível, farmácias, padarias, dentre outros.
No caso de galpões, mercados ou espaços maiores, é fundamental conhecer as vias de acesso e a possibilidade de manobras de grandes veículos, por exemplo.
Dessa forma, as negociações tendem a ser bem mais assertivas, uma vez que você terá argumentos suficientes para gerar o interesse do comprador.
Explore a vizinhança e o bairro, além disso informe-se sobre os tipos de empreendimentos que podem ser construídos no local, permissões que estejam dentro da lei, necessidade de distanciamento de vias e águas correntes são um bom ponto de partida.
Visitas à prefeituras também devem ser incluídas no processo, para que se possa conhecer o zoneamento de cada local, além do Plano Diretor Municipal (mecanismo legal que visa orientar a ocupação do solo urbano, tomando por base um lado de interesses coletivos e difusos tais como a preservação da natureza e da memória, e de outro interesses particulares de seus moradores).
1- Prepare o terreno para receber interessados
Aqui o ditado popular “a primeira impressão é a que fica” faz todo o sentido, uma vez que é fundamental deixar o ambiente organizado para que os visitantes possam transitar livremente e terem uma visualização do que poderão construir no local.
Não deixe nenhum tipo de entulho no local, pinte e construa muros, faça uma boa capina e, se for de bom tom, plante algumas flores em volta do ambiente.
A aparência importa muito, afinal, o olhar será a primeira coisa que irá atrair o possível comprador. Todos os detalhes fazem diferença na hora de fechar negócio!
Quando tudo estiver limpo e organizado, lembre-se de tirar boas fotos para anúncios on-line. Prefira dias claros e ângulos que mostrem o que de fato você está oferecendo.
Avalie também o desnível, o tamanho do local (como falamos anteriormente) e outros fatores que possam interferir em qualquer construção a ser feita no local.
1- Divulgue seu terreno e conte com o auxílio de especialistas
Agora que todos os detalhes principais já foram organizados, chegou a hora de colocar seu terreno nas redes, à vista de todos aqueles que podem se interessar pela compra.
Você também pode trabalhar com os formatos tradicionais, como placas, jornais, folders, mas lembre-se de que sites e redes sociais ampliam o número de pessoas que terão acesso ao seu imóvel, ampliando assim as chances de encontrar um comprador.
Inclusive, existe a possibilidade de se criar anúncios segmentados por regiões, interesses, dentro de uma faixa etária pré definida e com o poder aquisitivo necessário.
Dessa forma, os resultados tendem a ser maiores e com investimentos bem menores do que se os anúncios fossem feitos de maneira ampla e desordenada.
Para que isso aconteça, é fundamental que uma equipe de experts esteja por trás da sua estratégia, visto que muitas empresas já possuem uma base de cadastro que pode ser impactada pelo seu negócio.
Também existe a possibilidade da criação de landing pages ou sites que possam ser atualizados de maneira constante com fotos, informações, valores, contatos e outros detalhes.
É crucial uma descrição completa e muito detalhada, com todas as informações que o seu futuro cliente possa querer. Valorize seu terreno!
Utilizar todo e qualquer recurso disponível aumenta as chances de uma venda rápida e certeira.
Sem contar que, além das pessoas físicas, você também poderá atingir um público diverso, como empresas e grandes empreendimentos que estejam buscando por características peculiares ao seu imóvel.
Amplie o número de interessados no seu terreno! Para isso, conte com a expertise de um grupo multidisciplinar que possui conhecimento em: arquitetura, engenharia, construção, marketing e vendas, a Project Factory.